Recomendações nutricionais – Pediatria

Substitui os refrigerantes ou bebidas açucaradas por água. Substitui os produtos lácteos gordos poroutros meio-gordos ou magros. Ex. leite meio gordo ou magro; iogurtes magros sem açúcar ou queijosão boas opções. Prefere os alimentos cozidos, assados no forno, grelhados sem gorduras adicionadas. Evita os fritos eos molhos. Substitui os bolos, chocolates e outras sobremesas por …

Recomendações nutricionais – PediatriaLer Mais

Recomendações nutricionais – Má circulação e hemorroidas

CAUSAS MAIS COMUNS: Levantar com frequência objectos pesados, gravidez (últimos meses). Estar muito tempo de pé ou sentado. Pouca ingestão de líquidos. Abuso de laxantes ou enemas. Baixo conteúdo em fibras na dieta. RECOMENDAÇÕES: Alimentos ricos em fibra: Verduras frescas e cozidas (feijão verde, espinafres etc…) Leguminosas cozidas ( favas, grão-de-bico) Todo o tipo de …

Recomendações nutricionais – Má circulação e hemorroidasLer Mais

Recomendações nutricionais – Alterações hepatobiliares

Evitar os alimentos que causem gases: maçãs e cebolas cruas, couve, couve-flor, couve debruxelas, alcachofras, alho-francês e leguminosas Provar se a tolerância às frutas melhora na forma de purés ou assada. Evitar alimentos gordos como os enchidos, carneiro, porco e produtos de pastelaria(fundamentalmente controlar a gordura da dieta). Evitar alimentos salgados como as conservas, os …

Recomendações nutricionais – Alterações hepatobiliaresLer Mais

Recomendações nutricionais – Ácido úrico

Seguir uma dieta controlada em calorias já que o excesso calórico favorece a hiperuricemia.Não fazer períodos bruscos de jejum porque aumentam a hiperuricemia catabólica. Aumentar o consumo de verduras devido ao seu poder alcalinizante. Eliminar os alimentos ricos em purinas: Vísceras ( moelas, fígado, rins), marisco, sardinhas,arenques, animais de caça, e certos vegetais como espargos, …

Recomendações nutricionais – Ácido úricoLer Mais

AUTISMO E SELECTIVIDADE ALIMENTAR

Alimentação é um assunto muito delicado e uma queixa muito frequente dos pais com filhos com autismo.  As crianças com TEA podem apresentar comportamentos restritivos, seletivos e ritualísticos que afetam diretamente seus hábitos alimentares resultando em desinteresse e recusa para alimentação.  Sendo assim, proporcionar um ambiente adequado, pode melhorar a qualidade da alimentação. Por isso, …

AUTISMO E SELECTIVIDADE ALIMENTARLer Mais

A importância da hidratação durante o inverno.

Muitas pessoas pensam que no inverno não é tão importante beber água como no verão e, verifica-se mesmo, uma diminuição da ingestão. Menos sede, menos apetência pela água porque está fria, são alguns dos fatores apontados. Manter uma hidratação adequada ao longo de todo o ano é muito importante e em particular nesta época, pois …

A importância da hidratação durante o inverno.Ler Mais

Birras à hora da refeição?

É sobretudo um jogo de paciência, mas existem truques que ajudam. Choro, gritos, comida pelo ar. Não gostam de sopa ou de peixe cozido, querem mais massa ou repetir a sobremesa… Enfim, às vezes não é fácil fazer com que as nossas crianças comam de forma saudável. Seguem-se algumas dicas… COMEÇAR CEDO Quanto mais cedo …

Birras à hora da refeição?Ler Mais