É sobretudo um jogo de paciência, mas existem truques que ajudam.
Choro, gritos, comida pelo ar. Não gostam de sopa ou de peixe cozido, querem mais massa ou repetir a sobremesa… Enfim, às vezes não é fácil fazer com que as nossas crianças comam de forma saudável.
Seguem-se algumas dicas…
COMEÇAR CEDO
Quanto mais cedo introduzirmos regras e hábitos nas vidas das crianças, mais facilmente elas se adaptam. O melhor é começar, logo em bebé, a dar-lhes alimentos mais saudáveis, porque nesta fase estão mais aptas para assimilar sabores. A partir dos 3 anos, é mais difícil introduzir novos alimentos e as birras podem ser mais frequentes.
CONVERSAR SEMPRE
A firmeza é importante, mas a conversa também. Tente explicar à criança que comer corretamente a vai ajudar a crescer mais saudável e resistente. Lembre-se que a comida não deve servir de recompensa, pelo que é importante não prometer nada em troca.
NÃO DESISTIR
Quando introduzir um alimento pela primeira vez na refeição da criança, tente perceber a reacção. É possível que ela não goste, porque todos temos gostos diferentes. Se assim for, tente convencê-la, sem a forçar. Se não resultar, volte a reintroduzir o mesmo alimento noutra ocasião, associando-o, por exemplo, a sabores de que ela goste. Às vezes, é preciso insistir 10 ou 15 vezes para que a criança aceite.
ESTABELECER ROTINAS
Tente servir o almoço e o jantar sempre a horas certas para que a criança não sinta fome excessiva entre as refeições, que idealmente devem começar com sopa. Evite dar-lhe algum snack antes e crie regras para evitar que ela se distraia quando está a comer. Não permita brinquedos ou tablets na mesa e não deixe a TV ligada muito perto.
Para ajudar na fortificação alimentar de uma criança apresentamos a nossa gama de suplementos alimentares para criança.
0
    0
    Está na sua lista
    Carrinho vazioVoltar à loja
    ×

     

    Olá

    Clique no contacto para falarmos via whattsapp.

    ×